E-SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

Acesse o serviço aqui
Descrição do Serviço

Descrição do serviço

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação para a Câmara Municipal de Itapemirim.

Por meio deste sistema, além de fazer o pedido, será possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail; entrar com recursos, apresentar reclamações e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso às informações públicas, conforme legislação específica (Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011).

Órgão do Serviço

Órgão responsável

Câmara Municipal de Itapemirim

Público alvo

Quando Solicitar

A qualquer momento que houver a necessidade de solicitar alguma informação do Poder Legislativo.

Quem Solicita

Qualquer cidadão.

Quem Pode Utilizar

Qualquer cidadão.

Requisitos para Utilização

Requisitos para utilização

- Nome do requerente;

- Número de documento de identificação válido;

- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida;

- Endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida."

Quem Pode Retirar

Somente o solicitante.
Documentos Necessários

Formulário devidamente preenchido.

Formas de acessar ou solicitar

- Presencialmente na sede da CMI: Rua Adiles André, S/N - Serramar - Itapemirim/ES - CEP: 29.330-000; de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h;

- Online através do E-Sic;

- Pelo telefone: (28) 3529-5108;

Local(is) de atendimento

Prioridades de atendimento

Atendimento prioritário conforme Legislação específica.
Tempo de espera para atendimento

Conforme artigo 11 e dispositivos, da Lei de Acesso à Informação nº 12.527/2011, o prazo de resposta é em até 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado, se justificado por mais 10 (dez) dias.
Etapas do Processamento

Etapas do processamento

Etapa 1: Registro da solicitação no Portal da Câmara Municipal de Itapemirim, e-SIC, ou presencialmente no Protocolo Geral;

Etapa 2: as solicitações que podem ser atendidas sem auxílio dos demais setores, são respondidas prontamente. As que dependem de informações adicionais, são encaminhadas ao setor responsável da mesma;

Etapa 3: encaminhamento da resposta ao solicitante;

Etapa 4: a não satisfação da resposta encaminhada ao solicitante, dá direito ao mesmo de recorrer de tal solicitação no prazo de 10 dias, e a autoridade hierarquicamente superior à que adotou a decisão, deverá apreciá-la no prazo de 05 dias, contados da sua apresentação.

Forma(s) de execução do serviço

Administrativamente.
Prazo para atendimento

Consultar Andamento

- Consulta por telefone, de posse do número de protocolo.

Lei de Acesso à Informação: Lei federal nº 12.527/2011.

Custo do serviço

Serviço gratuito.

Pesquisa de Satisfação do Serviço

Ajude-nos a tornar melhor a nossa Carta de Serviços.Deixe um comentário, dúvida ou sugestão.

Em geral, esta página te ajudou?

Como podemos melhora esse conteúdo?
Atenção, este espaço apenas para descrever sobre o serviço, pois, não será respondido.