Feriado Municipal em homenagem à DOMINGOS JOSÉ MARTINS
terça-feira, 12 de junho de 2018

Em cumprimento ao disposto na Lei Municipal nº 561/1969, que decreta como Feriado no Município, a data de 12 de junho, em homenagem ao ilustre mártir itapemirinense "Domingos José Martins", a Câmara Municipal, através de seu Presidente vem por meio deste informar que não teremos expediente neste dia 12, sendo retomadas as atividades normais a partir do próximo dia 13 de junho.

DOMINGOS JOSÉ MARTINS - breve história

Domingos José Martins, nasceu no dia 9 de maio de 1781 na Fazenda Caxangá, em Itapemirim, onde hoje se localiza o município de Marataízes. Filho do militar Joaquim José Martins e de Joana Luiza de Santa Clara Martins, que tiveram mais sete filhos. Casou-se com Maria Teodora da Costa poucos dias antes de seu fuzilamento.

O capitão comandava o “Quartel” de estrada, criado em 1810, em frente à Ilha das Andorinhas na localidade (praia) de Boa Vista do sul, ali localizado para fiscalizar e impedir o desembarque clandestino de africanos. O quartel também servia de apoio e proteção aos viajantes dos ataques dos índios Botocudos e Puris.

Domingos José Martins liderou a chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, que foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 06 de março de 1817, na então Capitania de Pernambuco, no nordeste do Brasil. Dentre as suas causas, destacam-se a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das ideias Iluministas. Foi o único movimento separatista do período colonial que ultrapassou a fase conspiratória e atingiu o processo revolucionário de tomada do poder.

A Revolução liderada por Domingos Martins foi o maior movimento autonomista de inspiração republicana do Brasil, ocupando um lugar de honra na história. Tanto que, para muitos historiadores, a Inconfidência Mineira, que não passou da fase da conspiração, perde em importância, abrangência e conteúdo para o referido movimento, que tinha como meta fazer da colônia brasileira um novo país, com ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, preceitos éticos e valores morais para todos os seus cidadãos.

Derrotado, foi preso e enviado à Bahia, sendo fuzilado em 12 de junho de 1817, no Campo da Pólvora, hoje conhecido como Campo dos Mártires.

Fonte: Humanidades

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM-ES