quinta-feira, 04 de outubro de 2018

A Câmara Municipal de Itapemirim adere apoio total ao movimento Outubro Rosa, campanha esta conhecida mundialmente pela realização de ações de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

A Câmara de Vereadores manifesta solidariedade à Campanha para conscientizar dos riscos do câncer de mama e de colo de útero, sendo a prevenção o melhor caminho.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Voltada especialmente para a luta contra o câncer de mama, doença resultante da multiplicação de células anormais dessa região. Sendo um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, o câncer de mama responde por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Diante dessa necessidade de conscientizar e compartilhar informações, principalmente para o público feminino, a respeito dos fatores de risco, proteção e das medidas para detecção precoce dessa doença, o Movimento Outubro Rosa surgiu, na década de 1990, nos Estados Unidos, para fortalecer o combate à doença.

Principais sintomas e formas de prevenção

Prevenção
De acordo com o INCA, há praticas saudáveis capazes de evitar, em até 30% dos casos, o câncer de mama. Fazer atividades físicas, manter uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool, amamentar e ter um peso ideal são algumas das principais medidas.

Atenção aos sintomas!
As mulheres devem estar atentas ao seu próprio corpo e verificar, frequentemente, mudanças que podem ocorrer. Caso você identifique alguns dos sintomas listados abaixo, procure imediatamente um profissional para fazer uma avaliação diagnóstica, mas não entre em pânico, pois pode estar relacionado a outro assunto.

– caroço/nódulo fixo, endurecido e indolor;
– pele da mama avermelhada e com textura similar a uma casca de laranja;
– alterações no mamilo (bico do peito);
– pequenos nódulos nas regiões abaixo dos braços e pescoço;
– saída espontânea de líquido dos mamilos;

Detecção precoce
As chances de tratamento e cura do câncer de mama são maiores quando é descoberto em fases iniciais, portanto, é fundamental que as mulheres observem o seu corpo, principalmente as mamas.
Além da observação corporal, recomenda-se que mulheres de 50 a 69 anos realizem uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, mesmo que não haja nenhum sintoma.

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM-ES